Sobre Nós

Antes de mais nada, somos um grupo formado por estudantes das unidades alocadas no prédio DA Reitoria, Fundão (FAU - EBA - GESTÃO) porém não somos PARA a Reitoria. Pertencemos a UFRJ, e nos organizamos assim para efetivar nossa contribuição para o movimento de greve! Mais do que ser um movimento, estamos dentro de um movimento! Suprapartidário e pacífico.

Estamos insatisfeitos com uma educação precária, com a péssima infra-estrutura das nossas universidades, com a desvalorização dos educadores, com todos os problemas que a gente tem que enfrentar diariamente, simplesmente pelo fato de estudar em uma instituição pública de ensino.


Após tomarmos conhecimento de todas as condições de outros cursos, observamos um conformismo de nossa parte. Conformismo pelas nossas próprias condições, pelas condições de nossos colegas e, acima de tudo, pelo caminho que a Educação tomou em nosso país. Pesquisamos, discutimos, debatemos.

"Reuni", "falta professor", "não há salas suficientes", "passei para a UFRJ, mudei de Estado e estou sem aulas (Macaé)".

Então ouvimos os dois lados. E acreditamos, ao final dessas discussões, que a greve deve ser apoiada.
Um dos principais textos utilizados para confrontar a força do movimento, contraditoriamente, foi um dos principais inspiradores para a criação do grupo "OCUPÂNCIA". Nele havia uma série de questionamentos sobre a legitimidade da adesão. Seria longo, era "fraco".

"Fraco baseado em quê? Tem apenas algumas horas que a greve foi deflagrada!"

Ao final, a verdadeira inspiração. Um P.S. saudosista, afirmando que antigamente havia "o medo de dificultar o movimento", "auditório cheio", "mais de 800 ou 1000 professores presentes", "dispostos a enfrentar tudo", "faixas, coletar dinheiro, mobilizar os demais", "cinelância", "passeatas", "três assembléias por semana", "era forte, os ganhos eram muitos e a duração era curta".

E POR QUE NÃO, ENTÃO?

Acreditamos no poder que o estudante ainda pode exercer sobre um movimento. Historicamente, o estudante sempre lutou por condições melhores. E agora, o que mudou? Quem foi que disse que não temos condições de pensar e transformar a sociedade? Temos energia, consciência, discernimento das causas, juventude, saúde, disposição. Podemos fazer a diferença não só para nosso futuro, mas para o futuro do nosso país. E vamos trabalhar para que dê certo.

Ocupância: Movimento iniciado por estudantes da Reitoria UFRJ, que se inspira no termo “occupy” (ocupar) que passou a ter lugar nos movimentos sociais em todo planeta. Pela Revista Fórum, atualmente, “ocupar” é denunciar injustiças, desigualdades, abusos de poder. Hoje, ocupar significa transformar espaços.

Pelo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa temos o significado da palavra ocupar:
1) Encher um espaço de lugar e de tempo;
2) Habitar;
3) Tomar posse;
4) Dedicar seu tempo à;

A "OCUPÂNCIA" seria então o movimento de se ocupar o espaço por um tempo constante, neste caso a universidade pública, e tratá-la com respeito, com ideia de lar e tomar-lhe a posse, no sentido de se organizar para reivindicar condições de excelência para todos os seus membros por tempo indeterminado. Este é um movimento suprapartidário que retoma valores que consideramos essenciais para o convívio em sociedade, como a valorização do público, do que pertence a todos de maneira geral, do diálogo entre professores, estudantes, servidores e a sociedade.

Nós te convidamos a “ocupar” este blog, nosso perfil no facebook, nosso twitter
Abertos a diálogo!

A ocupância não pode parar!